- O uso de GNV (gás natural veicular) em Cuiabá após longo período de paralisação e retomado há menos de 03 anos, causa muitas dúvidas e transmissão de inverdades, bem como carece de informações para que os usuários consigam por longo tempo o melhor rendimento, pois um descuido em manutenção (preventiva) pode deixar o veículo com desempenho inferior ao que poderia.
- Comprovadamente um veículo que faz média de 08 km/l (oito kilometros por litro de etanol) irá fazer 12 km por metro cúbico de GNV, com pequena margem para mais ou para menos. Historicamente o preço de um litro de etanol sempre foi bem acima do custo do metro cúbico de GNV, atualmente ambos estão praticamente custando o mesmo valor R$ 3,19. A redução do valor do etanol se deu por diversos fatores entre os quais a retirada de impostos cobrados pela União e também diminuição da alíquota de ICMS cobrada pelo Governo de MT e também pela baixa nas usinas por estarem finalizando colheita da cana e precisam vender por falta de tanques para armazenagem.
- Considerando que o custo do litro do etanol seja semelhantes ao metro cúbico de GNV (porém a tendência é que o etanol fique mais caro) ambos a R$ 3,19 a economia por usar GNV é:
Km 1000 rodados com etanol (média km 08) consome 125 litros, custo R$ 398,75.
Km 1000 rodados com GNV (média km 12) consome 83,33 metros, custo R$ 265,83.
Com preços semelhantes à economia para quem utiliza GNV é de 33,46%
Manter no mímino ¼ de combustível liquido vez que toda partida quando do motor frio será no combustível liquido, somente sendo acionado o GNV após motor atingir 45º, sem o combustível liquido a bomba de combustível será queimada, portanto o ideal é manter meio tanque para evitar prejuízo.
Quando da instalação efetuar a troca do filtro de gás assim que rodar km 10.000, depois continuar trocando esse filtro a cada km 20.000.
Junto com a troca de filtro a cada km 20.000 fazer também uma limpeza dos bicos, pois impurezas acumuladas fazem o veículo perder rendimento sem que o motorista consiga perceber porque não afeta a dirigibilidade do veiculo.
Veículos com rodagem de km 40.000 precisam afora os cuidados já mencionados também checarem reparos das rampas/flautas para possível troca ou não. Válvula de abastecimento tem vida útil longa, mas anualmente precisa ser checada e apresentando vazamento deve ser trocada.
Instalação de caixa, auto falantes de som no porta malas é terminantemente proibidos porque demandam corrente elétricas e num possível vazamento da válvula de cilindro potencializa o risco de acidente
Quando do abastecimento nos postos independente de onde esteja instalada a válvula de abastecimento, deverá o porta malas aberto e descida de todos os passageiros e se posicionarem a 05 metros de distância e nunca na frente ou atrás do veículo, pois se por acaso um acidente houver irá atingir quem esteja nesses locais, prevenção nunca é demais
Atualmente o segmento conta com 05 postos em Cuiabá e um em Várzea Grande capazes de atender a todos sem filas, o que é muito bom e necessário. Devido ao calor de Cuiabá a capacidade de abastecimento é em média 80% do(s) cilindro(s) instalado(s), assim um veículo com cilindro de 15 metros irá conseguir abastecer 12 metros desde que esteja zerado. Esta quantidade ira oscilar para mais ou para menos de acordo com a temperatura ambiente no ato do abastecimento, assim os abastecimentos nas primeiras horas da manha ou nos dias com menos calor ira conseguir abastecer mais metros. No calor de 40 graus diminui a capacidade de abastecimento.
O máximo de abastecimento é quando no manômetro atinge 200 BAR de pressão, e que facilmente pode ser constatado pelo motorista ao término do abastecimento, quando não se atinge 200 BAR é porque o posto não tem gás na pressão suficiente e logicamente o veículo não foi abastecido plenamente. O posto ter ou não ter gás com pressão suficiente não depende de sua gestão vez que os abastecimentos são terceirizados.
Um posto com um bom compressor pode conseguir abastecer com 200 BAR de pressão mesmo que seu reservatório esteja com baixa pressão, mas poderá também abastecer com 200 BAR de pressão com compressor desligado desde que tenha em seu reservatório pressão de 200 BAR, o que interessa ao motorista é que ao final do abastecimento o manômetro esteja marcando 200 BAR.
- Troca de Filtro GNV
- Limpeza de Bicos
- Troca de reparos(da Rampa/Flauta)
- Calibragem do GNV
- Troca de Válvulas(de abastecimento e de cilindro)
- Instalação de calços nos amortecedores
- Troca de manômetros e de display de indicação de capacidade do cilindro
- Troca de Amortecedores
- Troca de óleo de motor, de freio(podendo cliente optar por trazer seu óleo de preferência pagando apenas a mão de obra).
- Troca de filtros em geral
- Serviços de junta, cabeçote...
Nós do AMÉRICA AUTO POSTO, CIDADE VERDE CONVERTEDORA E MANUTENÇÃO CIDADE VERDE estamos de portas abertas e capacitadas para atender a todos, independente da convertedora que tenha lhe atendido, estamos todos no mesmo barco e o que pudermos fazer para atender a todos que optaram pela instalação do GNV estamos à disposição.
- AMÉRICA AUTO POSTO LTDA
- CIDADE VERDE CONVERTEDORA DE VEÍCULOS A GÁS
- MANUTEÇÃO CIDADE VERDE DE VEÍCULOS A GÁS
- Manutenção : whatsapp
Obrigado
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